A tecnologia Blockchain vem se mostrando uma grande esperança para revolucionar vários segmentos de negócios pelo mundo. As promessas de mais qualidade, de rastreabilidade, de segurança e de confiança nas transações, despertaram o interesse de muitas empresas, principalmente devido ao furacão chamado Bitcoin.
Entretanto, com tantos benefícios, por que a adoção ainda continua tão vagarosa, deixando os holofotes apontando somente para as criptomoedas?
Eu encontrei quatro fatores que, acredito, são os grandes obstáculos para a adoção da Blockchain em massa pelas empresas e principalmente pelos consumidores.
1 – Custo e Complexidade de implementação
De acordo com um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC), quatro em cada cinco executivos em todo o mundo têm iniciativas de blockchain em andamento.
Apesar de já existirem algumas plataformas que permitem explorar a tecnologia blockchain, para um uso específico, é necessária a criação de um novo software e criar novas aplicações custa muito dinheiro.
Tanto para pequenas quanto para grandes empresas, o investimento em desenvolvimento de softwares proprietários tem se tornado cada vez mais caro, a utilização de soluções prontas e já implementadas é mais comum.
O setor que mais investe em blockchain é o financeiro, mas vamos lembrar que a maioria dos bancos processam suas transações em Mainframes, uma infraestrutura legada e centralizada, que tem grandes problemas de compatibilidade com soluções avançadas e descentralizadas.
Escalabilidade, performance e compatibilidade são características inegociáveis por arquitetos e profissionais de TI de grandes empresas, e os problemas e complexidades que rondam o mundo blockchain nessas questões levam à uma desconfiança sobre o quanto investir nessas soluções e o quão madura estão as ferramentas atuais para desenvolvimento de inovações baseadas em blockchain.
2 – Falta de experts em Blockchain
Por ser uma tecnologia recente, implementada por Satochi Nakamoto em 2008, ainda existem poucos especialistas trabalhando, o que torna caro contratar quem já tem experiência, e mais caro ainda desenvolver profissionais, pois nem mesmo a própria empresa contratante tem essa expertise.
Já existem universidades oferecendo mestrados em blockchain e moedas digitais, como a Blockchain University na California, Stanford e Berkeley. Entretanto, ainda vai demorar para que tenhamos pessoas formadas e com experiencia em uma tecnologia que ainda está sendo avaliada com relação à extensão de seus benefícios.
3 – Dificuldade de uso para o consumidor final
Mais da metade da população mundial têm acesso à internet, entretanto, para a maioria dos mortais, isso significa usar os aplicativos do Facebook, Youtube e aplicativos de mensagens, aqui no Brasil, o WhatsApp.
O uso de soluções um pouco mais avançadas como Uber, Waze, aplicativos de bancos, entre outros, recai sobre uma parcela muito menor dessa população. Isso devido à complexidade envolvida no uso dessas aplicações.
A internet como a conhecemos demorou duas décadas para se popularizar, e é possível que as soluções de blockchain também demorem um bom tempo até se tornarem simples ou transparentes para os consumidores.
4 – Incerteza Regulatória
A blockchain pode ser a chave para a revolução digital dos serviços públicos, assim como já é feito no controle de registro de terrenos na Suécia e nos registros clínicos de pacientes na Estônia. Mas devido à mão forte do Estado e regulações malfeitas, essa revolução pode atrasar, pois gera uma incerteza dos investidores e das empresas entusiastas que acreditam que essa tecnologia será responsável por transformações em vários setores da sociedade e dos governos, mas temem que problemas regulatórios impeçam a implementação de soluções inovadoras.
Lembrando que Uber, Airbnb, Nubank, entre outras startups mais que consolidadas no mercado, ainda lutam em vários países, inclusive o nosso, para ampliar e até manter seus negócios, enfrentando intervenções regulatórias, que tentam preservar as instituições legadas independente da opinião pública e da importância do progresso tecnológico que buscam beneficiar o coletivo.
Sugiro assistirem o vídeo abaixo, How Dapps Work in 2018 ~ “Dawn of the Dapps”, que demonstra claramente porque é tão difícil para os consumidores entenderem e usarem as aplicações atuais de blockchain, entretanto, o final do vídeo para mim é inspirador.
E você, o que achou? Comente e vamos trocar informações.
Até a próxima!