No inicio da internet quando conseguíamos através de um computador receber informações de outro computador, principalmente através de um browser como o chrome ou internet explorer, que naquela época nem existiam ainda, mas nos permitiu receber textos e imagens com algum conteúdo da Nasa, da Playboy, rsrsrs, com algum conteúdo. E também nos comunicar através de e-mails e salas de conversas. Em um segundo momento apareceram as livrarias virtuais, uma tal de amazon, e locais onde se podia trocar ou comprar coisas como um tal de eBay.
A Bolha
Junto dessas apareceram muitas promessas que culminou no que foi chamado de bolha da internet, onde não se sabia bem onde essa revolução tecnológica chegaria, e se investiu muito dinheiro em empresas que se mostraram um fiasco como foram os casos da WorldCom e da GlobalNetworks. Logo depois chegaram as primeiras redes sociais como Myspace, Orkut e depois um tal de Facebook, levando a integração entre as pessoas a um nível jamais visto. Com a chegada do smartphones, tudo isso estava disponível na sua mão 24hs, e não dependíamos mais de um computador para acessar todas essas maravilhas tecnológicas.Ultimamente com a computação em nuvem, Big data, inteligência artificial e internet das coisas, estamos em um patamar tecnológico nunca visto. Uma revolução que trouxe para nossos carros, nossas roupas, nossas compras todos a um simples toque, ou até mesmo uma fala para algum dispositivo inteligente.
Ninguém sabe quem é quem na internet
Mas voltando bastante nessa linha do tempo, sempre tivemos um problema com essa tecnologia, você nunca sabia com quem estava se relacionando, seja esse relacionamento uma compra de um produto, ou a troca de algum bem.Não havia como garantir privacidade, e ao mesmo tempo garantir a identidade do outro para não cair em golpes, como saber a reputação dessa pessoa, ou como demonstrar a sua reputação de bom negociador.E como fazer isso de forma segura e confiável, tínhamos sempre que delegar todas essas funções a uma grande empresa para nos sentirmos seguros.
Invadindo e explorando
Por outro lado, essas grandes empresas ou entidades governamentais, com a desculpa de garantir nossa segurança, invadiam nossa privacidade, alegando motivos de segurança nacional ou fins comerciais. Todos sabem que as redes sociais e as empresas de comercio eletrônico usam nossos dados para nos oferecer outros produtos, ou influenciar nossas decisões comerciais, religiosas ou politicas … e isso já acontece a muito tempo.Toda essa revolução tecnológica nos trouxe muita evolução, mas destruiu muito mais nossa privacidade.
Os Hackers fazem a festa
Paralelo a tudo isso, os criminosos virtuais cresceram muito mais rápido que a própria tecnologia, pois sempre estão a frente das soluções mais usadas.Desde a década de 80, que especialistas tentam resolver o problema da privacidade e da segurança com criptografia, entretanto as técnicas de invasão dos Hackers estão sempre um passo a frente.